O ultrassom transvaginal é um exame para visualizar o órgão reprodutor feminino internamente, podendo diagnosticar alterações em todas as estruturas da genitália interna (vagina, útero, trompas e ovários) e pelve ou até confirmar uma gravidez.
O transvaginal pode incomodar, mas não é um exame doloroso. Caso esteja doendo, o médico que está realizando o procedimento deve ser avisado.
Orientações:
Exame Pélvica Transvaginal realizado no período da manhã:
Na véspera do exame:
- Almoço sem restrições;
- Jantar leve: alimentos de fácil digestão. Evitar leite e derivados, bebidas gasosas e alimentos que fermentem (massas, feijão, etc.).
- Não ingerir alimentos após as 22:00 horas.
No dia do exame:
-
- Café da manhã leve. Evitar leite e derivados. Preferência para sucos, chás, café e água de coco, biscoitos (água e sal) e frutas (evitar uva).
- Trazer exames anteriores relacionados ao exame pélvico (Ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética).
Exame Pélvica Transvaginal realizado no período da tarde:
No dia do exame:
- Café da manhã leve;
- Evitar leite e derivados;
- Preferência para sucos, chás, café e água de coco, biscoitos (água e sal) e frutas (evitar uva)
- Almoço: alimentos de fácil digestão. Evitar leite e derivados, bebidas gasosas e alimentos que fermentem (massas, feijão, etc.)
- Trazer exames anteriores relacionados do exame pélvico (ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética).